A atividade enviada para casa volta e meia é o tema de discussões: enviar ou não, número grande ou pequeno, todos os dias ou só em alguns?
Como mãe fiquei enlouquecida quando meu filho começou a trazer aquele
volume imenso de atividades, era um momento de sofrimento, quatro horas
na escola, mais quatro em casa para o dever, uma verdadeira loucura.
Após umas duas horas de atividades a gente começa a ditar as respostas,
pois não aguenta mais e a criança, então, está para desfalecer. Após
muitas observações apontadas pelas famílias a situação da atividade para
casa foi repensada pela escola que meu filho estuda e foi apresentando
novos formatos.
Pude repensar muito a função da atividade para casa e
até hoje tento encontrar um formato mais adequado. Alguns aspectos me
aparecem mais claros hoje em dia, a atividade para casa deve ser em
quantidade e nível de dificuldade compatível com a capacidade da criança
para fazê-la sem precisar de ajuda constante; não deve ter a intenção
de reforçar ou fixar os conteúdos, muito menos de aprendê-los; se a
criança reforçar ou fixar algo, será lucro; espero que com as atividades
para casa as crianças desenvolvam o hábito de ter um tempo para o
estudo e para vivenciar o valor da responsabilidade, ao assumir e
atender o compromisso proposto.
Raramente solicito atividade que
dependerá exclusivamente da ajuda de um adulto e quando isto acontece,
além do prazo maior, esta atividade não será utilizada para qualquer
tipo de avaliação, seu propósito é o de enriquecer determinado tema
explorado pela turma.
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