Em continuidade à exploração do texto da cantiga "O sapo não lava o pé", quando as crianças observaram características da escrita: acentuação, marca de nasalidade, aumentativo e diminutivo, foram levantadas questões sobre os motivos e desculpas do sapo em relação a lavar o pé e seu chulé.
Após o registro das ideias das crianças, registradas no plano de aula constante no link http://professorakelley.wordpress.com/2011/11/09/10-11-2011/, produzimos o texto apresentado abaixo. A produção coletiva de texto colabora para a observação, verificação e experimentação das regras, usos, estruturas, organização e possibilidades da escrita.
O chulé do sapo
Federico é um sapo diferente, não gosta de tomar banho. Ele mora com sua família lá na lagoa, mas nem molha o pé.
Mil desculpas ele usa para não se molhar: a água está gelada, preguiça, cansaço e até admitiu que gosta do cheirinho de chulé.
A mamãe sapo fica desesperada, como pode um sapo não gostar de água? Federico só molha o pé se estiver calçado, assim ele consegue piorar a situação do seu chulé.
Certo dia, Federico escorregou e caiu na lagoa, a mamãe sapo aproveitou e fez uma faxina no filho. Ele ficou tão bonito e cheiroso que aprendeu como é bom tomar banho!
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